Mudei de Hospedagem – Saiba Tudo o Que Aconteceu

digital ocean hospedagem

Mudei de Hospedagem – Saiba Tudo o Que Aconteceu | Querido leitor, neste artigo quero contar para você tudo que aconteceu com meu blog no começo do mês de agosto e como resolvi meu problema.

Se você sente que seu site está cada vez mais lento, que ele sai do ar várias vezes e o seu serviço de hospedagem diz que é porque você está usando além do permitido da sua memória, este artigo é pra ti!

Onde Tudo Começou

Primeiramente, num belo dia, no começo de agosto, ao tentar acessar o site, apareceu uma mensagem pedindo usuário e senha. Me assustei e não entendi nada, foi quando fui olhar o e-mail para saber se tinha algo.

Batata! Estava lá o seguinte e-mail:

digital-ocean-hospedagem-é-boa

Eu quase morri, meu blog é minha principal mídia em meu negócio online, tem vários acessos todos os dias e simplesmente a Hostgator havia tirado meu queridinho do ar.

Fui entender no detalhe tudo que estava acontecendo, e segundo eles, meu site não se enquadrava mais nos limites descritos nos termos de serviços do meu plano que na época era o Plano M.

O que precisa ficar claro para você que decide ter um blog profissional, é que a hospedagem de iniciante, é uma hospedagem mais simples, com menos espaço e é compartilhada com outros sites.

Sendo assim, quando você começa a ter muitos acessos simultâneos ao seu blog, isso usa mais do que permitido na maioria das hospedagens para iniciantes.

Quando você está atualizando suas páginas, fazendo upload, entre outras atividades, isso também mexe com os limites e pode dar aquele erro 500 ou até mesmo, ser tirado completamente do ar, que foi o meu caso.

Quando comecei o site, a Hostgator atendia muito bem minha necessidade, mais como ele começou a receber uma enxurrada de tráfego, por conta do SEO que faço e o uso do Pinterest, comecei a ver a possibilidade de mudar.

O Que Eu Tive Que Fazer Para Resolver

Foi nesta ocasião, que conheci o próximo tipo de hospedagem, que não é compartilhada, é mais privada.

Não chega a ser dedicada, porque daí você teria literalmente um servidor só para você.

Neste caso, imagine uma rede de computadores, todos conectados a um servidor e agora, com a VPS, que é o tipo de hospedagem que contratei, é como seu eu tivesse um único computador só para meu uso.

Antigamente na hospedagem compartilhada, é como se tivessem vários usuários num único computador.

Lembrava-me de ter visto duas amigas do marketing digital fazerem vídeos falando sobre a mudança delas para uma nova hospedagem e foi quando uma dela me passou o contato do Douglas.

Simplesmente o Douglas tinha um passo a passo completo de como contratar um bom plano de hospedagem VPS e como migrar da sua hospedagem atual para a nova.

Esse garoto foi um anjo em nossas vidas, digo nossas, porque ele também ajudou minhas amigas, e somos eternamente gratas por ele e este cursinho incrível que ele disponibilizou.

Vou deixar aqui o mini curso com a autorização do Douglas, ensinando a fazer a migração para a Digital Ocean.

Na data em que este artigo foi escrito, a hospedagem tem um custo mensal de $5.

Conceitos Importantes Para Você Que Está Pensando em Mudar

Quando temos uma hospedagem comum, geralmente temos a nossa disposição o CPANEL, que é o painel administrativo do site, com uma carinha bonita e mais intuitivo do que mexer no servidor puro.

Contratando essa hospedagem VPS, eu não pago pelo serviço de painel administrativo, pois o Douglas ensina a instalar um serviço gratuito, mas que não tem todos aqueles recursos que um CPANEL tem.

Mas também, nem usávamos tudo aquilo, fala sério?!

Outra coisa que tive que configurar após fazer todo o processo de migração e instalação do SSL do meu site, foi configurar minha conta de e-mail profissional.

Eu tinha duas opções:

  1. Usar o e-mail grátis oferecido pela empresa pela qual comprei o domínio, eu sempre indico a Super Domínios que é a que uso desde o começo do meu projeto.
  2. Usar um serviço gratuito chamado Zoho. Neste vídeo abaixo você tem o passo a passo de como configura-lo.

Se você decidir que é a hora de mudar também e quiser contar com a minha ajuda para tirar dúvidas que possam surgir no caminho, pode me acionar, será um prazer ajudar.

Pode entrar em contato comigo no WhatsApp.

Leitura Recomendada:

Aumente Suas Vendas Pelo Blog

Seu Blog na Primeira Página do Google

Espero de coração ter ajudado com esta minha experiência e trazendo possíveis soluções para você.

Se este conteúdo foi útil ou você acredita que pode ajudar mais alguém, compartilhe!

Forte Abraço,

Karla Amaral

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 Votos | Nota: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *