Domínio e Hospedagem – Entenda A Diferença Entre Eles

Diferença entre domínio e hospedagem

Se você está criando seu primeiro site é importante conhecer alguns termos que são utilizados no mercado digital. Neste artigo esclarecerei a diferença entre domínio e hospedagem. Vem comigo!

Para facilitar seu entendimento, quero esclarecer de forma lúdica o que é cada um:

Hospedagem: Local onde sua empresa fica “hospedada”, como se fosse sua casa, apartamento, escritório, entre outros.

Na web é o seu espaço virtual, em disco (servidor).

Domínio: Seria seu endereço, por exemplo rua, avenida, quadra, bairro, entre outros, que na web é o endereço do site.

De uma forma simples e fácil, esta é a diferença entre domínio e hospedagem.

Assim como sua empresa física precisa de um local específico para funcionar, seu negócio online também precisa.

Entenda Melhor A Diferença Entre Domínio e Hospedagem

 

Hospedagem

A hospedagem é o seu espaço no mundo virtual. Você não consegue colocar seu endereço para funcionar se não tiver este espaço para ocupar.

Na hospedagem é onde salvamos as imagens, textos, áudio, enfim, todos os arquivos que são disponibilizados no site.

Para ter este espaço na internet você pode contar com serviços pagos ou gratuitos, mas é claro que o espaço gratuito tem suas limitações que ao invés de ajudar, pode prejudicar seu negócio.

Eu tive uma experiência não muita boa utilizando uma hospedagem gratuita, onde não conseguia deixar meu site nas primeiras páginas do Google, não conseguia compartilhar o site nas redes sociais, enfim, só me deu trabalho.

Logo, tive que optar por pagar uma hospedagem.

O bom é que como utilizo o WordPress, pude fazer backup do trabalho construído na hospedagem gratuita e subir o arquivo na nova hospedagem. Ufa! Foi um alívio não ter que começar do zero.

Como no início do negócio online é complicado, financeiramente falando, pois você precisa fazer certos investimentos, pesquisei bastante até que encontrei uma hospedagem que me salvou: a Hospeda Meu Site

Escolhi o plano mais em conta que tinha e hoje tenho dois sites hospedados lá. Vale a pena para quem está começando e não tem muito dinheiro para investir. Veja o que o plano que comprei oferece:

Hospeda Meu Site

 

Eu fiquei passada quando vi e não acreditei, mas pode confiar e comprar. Comprei pela indicação de um amigo que já utilizava esta hospedagem, simplesmente ele salvou minha vida!

Paguei R$44 pela hospedagem que vale um ano inteiro, ou seja, R$3,70 por mês. Muito bom né?

Se você precisa comprar uma hospedagem e não tem condições de adquirir as mais conhecidas e consequentemente mais caras, esta é uma ótima opção, inclusive, este blog no início estava hospedado na Hospeda Meu Site.

Confira o vídeo onde falo mais sobre a hospedagem que contratei:

Depois de um tempo que meu blog estava no ar, migrei para a Hostgator, pois precisava de mais espaço e domínios ilimitados e os planos para estas condições estavam mais em conta por lá.

Domínio

Este é o seu endereço na internet. É o que as pessoas digitam no endereço da página para localizar seu blog, loja virtual, entre outros.

Geralmente começam com WWW.

A maioria dos domínios aqui no Brasil possuem extensão: .com ou .com.br.

Confira algumas extensões de domínio para saber qual a melhor a escolher:

Domínios .COM

O domínio .com é um domínio de topo genérico (sigla: gTLD do inglês generic top-level domain) e é considerado o domínio mais popular/conhecido da Internet.

Os domínios .com (do inglês commercial) começaram por ser utilizados para fins comerciais mas actualmente são utilizados para todo o tipo de websites uma vez que podem ser registados por qualquer pessoa e/ou entidade.

Domínios .NET

O domínio .net (do inglês network) é também um domínio de topo genérico e originalmente destinava-se a sites relacionados com redes informáticas e serviços associados.

Actualmente, e à semelhança dos .com, os domínios .net são dos mais populares na internet e são utilizados para todo o tipo de websites dado que podem ser registados por qualquer pessoa e/ou entidade.

Domínios .ORG

Os domínios .org (do inglês organization), também eles domínios de topo genéricos, surgiram com a intenção de identificar as entidades sem fins comerciais, nomeadamente as organizações e projectos sem fins lucrativos.

Actualmente também não existe nenhuma restrição relativa ao registo de domínios .org uma vez que podem ser registados por qualquer pessoa e/ou entidade.

Domínios .INFO

Os domínios .info (do inglês information) são também domínios de topo genérico e destinam-se a identificar sites informativos, embora não exista nenhuma restrição quanto à sua utilização e possam ser registados por qualquer pessoa e/ou entidade.

O domínio .info é o mais popular a seguir aos domínios .com, .net e .org.

Domínios .TV

O domínio .tv é o domínio de topo de código de país de Tuvalu cujo registo foi liberalizado de modo a que qualquer pessoa e/ou entidade o possa utilizar.

Embora seja um domínio específico de país, foi liberalizado com o intuito de ser utilizado a nível global para identificar sites relacionados com televisão ou vídeo online (dado que tv é abreviatura de televisão).

Domínios .ME

O domínio .me é o domínio de topo de código de país do Montenegro que também foi liberalizado, não existindo actualmente restrições relativas ao seu registo.

Embora seja um domínio específico de país, é muito popular a nível global pelo facto de ser facilmente associado à primeira pessoa do inglês (e que funciona igualmente em Português) e permitir registos bastante apelativos como Click-On.ME, ChatWith.ME, Optimize.ME, Call.ME, Love.ME, etc.

Fonte: Extensões de Domínios_https://www.dominios.pt/dominio/precos/extensoes

Geralmente, escolhemos a .com e a .com.br para já termos o nosso site com mais de uma extensão e assim ninguém comprar um domínio parecido com o que escolhemos.

Meus domínios sempre compro na Super Domínios, onde compro domínios de forma prática e rápida e não demora a ficar disponível para uso. O prazo para o domínio ficar disponível é de até 48h, mas o meu sempre ficou disponível em menos que 24h.

Ao pensar em possibilidades de domínios, nós sempre pesquisamos se aquele domínio está disponível, ou seja, se não está sendo utilizado por ninguém.

3 Dicas Para Te Ajudar a Escolher Um Domínio:

  • Pense em nomes que sejam de fácil memorização, para que seus seguidores possam facilmente se lembrar do nome para pesquisar seu site outras vezes;
  • Pense num nome que combine com seu negócio;
  • Dê preferência a um nome que possua a palavra-chave principal do tema do seu site.

Espero que este artigo tenha sido útil para você, que eu tenha conseguido esclarecer a diferença entre domínio e hospedagem e que com estas dicas você venha se animar para criar seu negócio online, porque são investimentos baixos que geralmente cabem no bolso e que no futuro terão um retorno valioso.

Curso Que Indico Para Iniciar Um Negócio Online

Se você já navegou pelo site, pôde observar que o assunto principal é empreendedorismo e nele conto minhas experiências sobre meu Negócio Online. Este empreendimento só foi possível porque comprei o curso Fórmula Negócio Online do Alex Vargas e coloquei em prática aquilo que aprendi.

O curso possui conteúdo muito rico e se você assim como eu tem este desejo de ter sucesso nos negócios pela internet, indico de coração o curso Fórmula Negócio Online, porque assim como este curso mudou a vida de muita gente e mudou a minha, também pode mudar a sua, tenho certeza!

 

O que não pode faltar é perseverança!

 

Confira o meu depoimento sobre o curso:

 

Meus Bônus Especiais

Ao adquirir o curso Fórmula Negócio Online comigo, você contará com meus Bônus Especiais.

Saiba que você pode contar comigo sempre e compartilhe comigo o seu sucesso, pois ficarei muito feliz em saber que você esta crescendo e alcançou lugares até mais altos que os meus!

QUERO CONHECER O FÓRMULA NEGÓCIO ONLINE

Se você achar que este artigo pode ser útil na vida de outras pessoas, compartilhe. E se quiser deixar um comentário também, sinta-se à vontade.

Me acompanhe também nas redes sociais.

 

Um forte abraço e sucesso sempre!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 Votos | Nota: 5,00 de 5)

Loading...

1 Comment

  1. Pingback: Como Criar um Blog Profissional e Ganhar Dinheiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *