Como Utilizar as Redes Sociais Para Divulgar o Seu Negócio

Como Utilizar as Redes Sociais Para Divulgar o Seu Negócio

As redes sociais hoje em dia são a principal fonte de divulgação pela internet e é claro que a sua empresa quer aparecer e se promover, então não pode ficar de fora desta onda que veio pra ficar. Contudo não vale só criar uma conta nas redes e divulgar de qualquer maneira. É preciso conhecer a história e função de cada uma e o público que a utiliza.

Para você entender a importância das redes sociais nos negócios, no mundo toda mais de 1 bilhão de pessoas acessam as redes sociais e os brasileiros lideram este ranking. Sendo assim, é bem provável que seu cliente esteja entre este número de brasileiros ligados nas redes sociais.

Neste artigo vou explicar o conceito de cada rede social e como melhor utilizá-la para divulgar seu negócio.

Principais Redes Sociais da Atualidade

O interessante é que na maioria das vezes, você pode divulgar o conteúdo de uma rede na outra para aumentar a audiência em todas as redes em que atua.

São várias as redes, mas vamos focar nas mais utilizadas atualmente.

Facebook

Como Utilizar as Redes Sociais Para Divulgar o Seu Negócio

É uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. Em 4 de outubro de 2012, o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos, sendo por isso a maior rede social em todo o mundo.

Como o intuito é compartilhamento de conteúdo com seus amigos e parentes, a rede tem regras muito bem definidas para divulgações, para que o Facebook não se torne chato e cause desconforto para seus usuários com propagandas indesejadas por exemplo.

As principais formas de divulgação nesta rede são: Páginas, Grupos e Anúncios pagos.

Você pode utilizar vários recursos como:

  • Botão com chamada para ação, por exemplo levando o usuário diretamente à sua página de vendas;
  • Mensenger, para trocar mensagens com seus clientes;
  • Eventos, para agendar eventos promovidos pela empresa e convidar seus clientes para participarem;
  • Lives, onde você pode transmitir vídeos ao vivo para chamar a atenção de seus clientes.

Youtube

Fundado em 2005, é uma plataforma de distribuição digital de vídeos e é o 2ª maior buscador web acessado no mundo.

Com certeza você já deve ter procurado algo direto no Youtube como uma receita por exemplo para poder ver como fazê-la na prática ao invés de só ler a lista de ingredientes.

De acordo com o seu negócio, você pode criar vídeos animados, narrados, onde você aparece ou não, transmissões ao vivo, entre outros. Isso varia muito da proposta de comunicação desenvolvida e do público-alvo de sua empresa. Vale a pena estudar sobre a rede e começar a divulgar seu trabalho por lá.

Se você tem vontade de começar a aparecer em vídeos ou criar vídeos vídeos profissionais, confira estas aulas grátis que a Karyne Otto elaborou para você começar a treinar.

É possível também trabalhar com anúncios pagos, sem ter que elaborar vídeos no Youtube Publicidade.

Linkedin

LINKEDIN

Fundada em 2002, é comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões, de uma forma que outros profissionais da mesma empresa possam endossar, dando credibilidade ao conteúdo.

Ainda é possível nela anunciar vagas de empregos e recrutar candidatos também.

Por ser uma rede mais profissional, os anúncios feitos devem ser mais sóbrios e além de anunciar sua empresa, você pode recrutar candidatos.

Muitas empresas utilizam a ferramenta para publicar artigos ou imagens relacionadas ao seu negócio ou assuntos de interesse comum que tem a ver com sua empresa.

Twitter

É uma rede social que permite os usuários enviarem e receberem atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 280 caracteres, conhecidos como “tweets“.

Como empresa, você pode manter seus clientes atualizados com mensagens curtas do que está acontecendo na empresa, o que a empresa tem feito pelos clientes, por exemplo.

A principal forma de divulgação é por mensagens curtas e objetivas.

É importante conhecer a Hashtag, que é uma palavra-chave antecedida pelo jogo da velha (#), que as pessoas geralmente utilizam para identificar o tema do conteúdo que estão compartilhando nas Redes Sociais. Ela começou no Twitter e se espalhou para as maiores mídias sociais da atualidade. Ela é muito forte por exemplo no Instagram.

Instagram

Falando em Instagram, é a rede social queridinha do momento. Nesta rede o principal foco é o compartilhamento de fotos e vídeos (de até 1 minuto) entre seus usuários, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.

Geralmente as pessoas postam fotos com mensagens de motivação, engraçadas e vídeos do gênero. Por ser uma rede social, você nunca deve postar somente mensagens relacionadas a seu negócio.

Também é possível trabalhar com anúncios pagos nesta plataforma.

Instagram

Whatsapp

Se você quer estreitar relacionamento, esta com certeza é uma ótima opção. O Whatsapp na verdade é uma aplicativo e não uma rede social, mas não poderíamos deixa-lo de fora, sabendo da sua forte presença na vida das pessoas nos dias atuais.

Com este aplicativo é possível enviar mensagens instantâneas para seus contatos do Smartphone, onde além da mensagem escrita, você consegue compartilhar fotos, vídeos e documentos e ainda fazer chamadas de voz e vídeo de graça pela internet. Incrível!

Você pode criar grupos e listas de transmissão para se comunicar com seus clientes e é claro que o tipo de mensagem a enviar não é só do produto. Lembre-se que você utilizará esta ferramenta para ter um relacionamento mais próximo e de confiança com seus clientes.

Venda muito mais pelo WhatsApp. Saiba mais.

O importante é ter conteúdo de valor em todas as suas mídias, para atrair cada vez mais clientes que podem se tornar possíveis compradores.

Como Utilizar as Redes Sociais Para Divulgar o Seu Negócio

Confira abaixo uma matéria com orientações do SEBRAE:

Curso Online Grátis SEBRAE: Sua Empresa nas Redes Sociais

Se sua empresa é pequena ou está no começo, este curso gratuito é para você. Para acessar a páginas de informações do curso e realizar a matrícula grátis, clique aqui.

Para o empreendedor, é sempre importante estar capacitado e atualizado.

Com este artigo quero esclarecer a importância de estarmos presentes onde nossos clientes estão, acompanhar seus anseios, gostos, interagirmos com eles para assim nos aproximarmos cada vez mais, fideliza-los e ainda prospectar novos clientes e ver o negócio crescer e ter sucesso.

Se você achou que este artigo foi útil para você e pode ser também para outros empreendedores, compartilhe e comente se tiver dúvidas ou sugestões.

Me acompanhe também nas redes sociais:

 

Um forte abraço e sucesso sempre!

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook

https://pt.wikipedia.org/wiki/YouTube

https://pt.wikipedia.org/wiki/LinkedIn

https://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter

https://pt.wikipedia.org/wiki/Instagram

https://pt.wikipedia.org/wiki/WhatsApp

https://olhardigital.com.br/noticia/youtube-e-o-2º-maior-buscador-da-web/6617

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 Votos | Nota: 5,00 de 5)

Loading...

8 Comments

  1. Pingback: Como Fazer Vídeos Para o Youtube Sem Aparecer [Bônus Especial]

  2. Luciane

    Só pelo titulo achei interessante!!
    Vou ler
    Parabéns pelo excelente trabalho

    • Karla Amaral

      Olá Luciane! Fico feliz que tenha gostado. Que o conteúdo do blog venha ser útil em sua vida. Um abraço!

  3. Pingback: Como Criar Imagens Personalizadas Grátis de Forma Rápida e Fácil

  4. Pingback: Como Editar Vídeos Pelo Celular

  5. Pingback: Como Divulgar Seu Link de Afiliado Grátis

  6. Pingback: Como Aumentar o Engajamento no Instagram

  7. Pingback: Aplicativos Para Instagram ★★★ Mais Usados ★★★

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *