Como Criar um Blog Profissional e Ganhar Dinheiro?

CRIAR UM BLOG PROFISSIONAL E GANHAR DINHEIRO

Tenho visto várias pessoas com um desejo enorme de ter um blog, mas não sabem como criar um blog profissional e ganhar dinheiro com ele. 

Eu participo de vários grupos de empreendedorismo no Facebook e tenho amigos que têm esta vontade e não fazem a menor ideia de como começar. 

Por isso, neste artigo quero mostrar como criar um blog profissional na plataforma mais utilizada pelos profissionais do Marketing Digital.  

Um Ferramenta Para Alavancar Seu Negócio 

Já se foi o tempo em que o blog era apenas um hobby.

Atualmente o blog é muito mais que isso, é uma ferramenta que temos a nossa disposição na internet que pode nos ajudar a divulgar nosso negócio, nos aproximar do público, gerar clientes e consequentemente, gerar renda. 

Diferente das redes sociais, o blog é o seu “terreno” na internet, é onde você pode estruturar tudo a sua maneira.  

Por ser um tipo de site, ele fica disponível na internet para sempre, ou enquanto você o mantiver no ar, ou seja, é um ativo de longo prazo. 

Existem blogs hoje que recebem milhares de visitas diárias, então pense no alcance que seu negócio pode ter com um blog. 

Para o blog crescer, é necessário compartilhar conteúdo de valor, que agregue algo à vida dos seus clientes e clientes em potencial (aqueles que podem ser seus clientes um dia). 

Conforme você disponibiliza conteúdo que agrega valor à vida das pessoas, você gera tráfego no seu blog e com isso seu negócio só aumenta.  

criar um blog profissional e ganhar dinheiro

O tráfego é justamente cada pessoa que acessa o seu blog podendo assim gerar a renda que você almeja. 

Sem um blog, provavelmente você terá que investir em propaganda para atrair clientes. 

Todavia, é claro que o blog não deve ser sua única estratégia de negócio, mas também é algo que não pode faltar em seu plano, pois é uma forte ferramenta para o sucesso de sua empresa. 

Quanto custa para criar um blog profissional? 

Há aqueles que hoje ainda usam o Blogger e se dão bem, mas o trabalho é muito mais pesado, o conhecimento sobre HTML é mais exigido e as opções para personalização e otimização são limitadas. 

Eu sugiro que se você quer ter apenas um blog como hobby, sem intenção de gerar renda, use o Blogger mesmo, pois o custo será zero. 

Contudo, se você realmente deseja criar um blog profissional, que fortaleça sua marca e tenha muito mais possibilidade de gerar renda, sugiro que use a plataforma Wordpress. 

Antes de falar mais sobre estes custos, é importante deixar claro que você precisa definir o objetivo do seu blog e qual público você deseja atingir.

O Wordpress é gratuito, mas o domínio e hospedagem não. 

O domínio é o endereço do seu site e a hospedagem o espaço onde este domínio ocupa na internet. 

No final deste artigo, você encontrará um link para um artigo onde explico em detalhes o que é domínio e hospedagem. 

Falando de valores, você pode contratar estes serviços mais baratos ou mais caros, tudo depende daquilo que é oferecido. Quanto mais benefícios, mais caro fica. Tudo vai de acordo com sua necessidade. 

Conheça meus serviços de domínio e hospedagem no menu superior do blog no item “Ferramentas”. 

criar um blog profissional e ganhar dinheiro

Além do domínio e hospedagem, para deixar o seu blog mais personalizado possível, com um layout atrativo, reforçando sua marca, é recomendável que você utilize um template pago.  

Porém, se você não tem condições no início de usar um template pago, há templates gratuitos personalizáveis, que darão um toque especial para o seu blog. 

Um template gratuito que indico é o Sparkling. 

Se quiser conhecer o template pago que eu recomendo, até porque, além do layout, vem com ferramentas exclusivas, que otimizam o posicionamento no Google e agilizam a navegabilidade do cliente no blog, clique aqui, pois está com desconto de 50% por tempo limitado

Plataforma Para Criar um Blog Profissional

Com certeza o WordPress é a melhor plataforma para você criar um blog profissional e ganhar dinheiro.

Tive a experiência de utilizar o Blogger no início do meu negócio online e como havia dito no começo, é uma ferramenta limitada, o que me impedia de ter o blog da maneira como eu esperava que fosse.

Eu não fazia ideia de como usar o WordPress, nem como contratar serviços de domínio e hospedagem.

Ao realizar o Curso Fórmula Negócio Online, aprendi todo o passo a passo desde a contratação dos serviços para fazer o blog funcionar como a instalação e configuração do WordPress, foi neste curso que aprendi como criar um blog profissional e ganhar dinheiro com ele.

O bom desta plataforma, é que você trabalha com Plugins, eles são a mágica do negócio. É com eles que você instala ferramentas que vão deixando o blog a sua maneira.

Se eu quero colocar um quiz no blog, instalo um plugin. Se eu quero deixar o blog mais rápido, instalo um plugin.

Se eu quero colocar botões de compartilhamento das redes sociais em meus artigos, para que você possa passar o conteúdo aqui adquirido para seus amigos, instalo um plugin.

Ou seja, no WordPress você vai abrilhantando o seu blog e deixando da maneira que você deseja.

Se fosse fazer isso no Blogger, eu teria que contratar alguém que conhecesse de HTML, PHP e tantas outras coisas para deixar o blog do meu jeito. É por isso que recomendo o WordPress.

Ferramenta simples, de fácil utilização, intuitiva e que deixa o nosso negócio cada vez mais profissional.

Ao contratar a hospedagem, você terá acesso a instalação do WordPress na plataforma do seu prestador de serviços.

Como Criar um Blog Profissional e Ganhar Dinheiro

 

Quem Escreve os Artigos?

Eu amo escrever, é algo que gosto de fazer desde pequena.

Algo que me ajuda muito a escrever é ler muito e ouvir muito também. Conforme adquiro conhecimento, consigo transmiti-lo melhor escrevendo do que falando as vezes.

Como o objetivo do meu blog é compartilhar conteúdo para ajudar iniciantes no Marketing Digital, sempre verifico na internet, quais são as maiores dúvidas levantadas pelo meu público-alvo, estudo estes assuntos e daí começo a escrever.

Um coisa é certa, quanto mais você escreve, mais você aprende e mais fácil fica executar esta tarefa.

Porém, se você não sabe escrever tão bem ou não tem tempo para isso, você pode contratar freelancers para realizar esta tarefa. Eles cobram por quantidade de palavras do artigo. Existem sites onde você pode contratar estes freelancers.

Deixarei aqui para você dois que recomendo: Workana e Freelancers

Otimização Para Mecanismos de Busca

Depois de você criar o blog e começar a inserir conteúdo, ele precisa aparecer na internet e para isso você terá que trabalhar o SEO.

De que adianta você criar um blog profissional se ele não aparece nos mecanismos de busca como o Google?

Certamente você não vai ganhar dinheiro com ele. Como o assunto aqui é criar um blog profissional e ganhar dinheiro com ele, vale você conferir detalhes deste assunto de SEO no artigo Como Aparecer no Google na Primeira Página.

Criar um Blog Profissional e Ganhar Dinheiro

Quando o blog já está criado e aparecendo no Google, você pode monetiza-lo.

Existem diversas formas de ganhar dinheiro com o blog e citarei algumas:

Google Adsense

O Google Adsense é a ferramenta de anúncios do Google, onde você vincula a sua conta e começa a disponibilizar estes anúncios em seu blog. Você ganha centavos de dólares por cliques feitos nos anúncios pelos visitantes do blog. 

Para ganhar bastante com o Google Adsense é preciso ter muitas visitas no blog, então no começo do seu blog, talvez não seja uma boa trabalhar com esta forma de monetização. Mas isso fica a seu critério.

Depois de 1 mês criado, já coloquei em meu blog.

Parcerias 

Você pode ser contratado por empresas que desejam incluir anúncios em seu blog e pagar por isso.

Quando seu blog cresce a probabilidade deste tipo de oportunidade começar a aparecer é grande.

Artigo patrocinado 

Quando seu blog for grande, alguém pode pagar para você escrever um artigo divulgando o trabalho dele ou ele mesmo pode escrever um artigo para você incluir em seu blog, mas ele te pagará por isso.

Afiliado 

Você pode participar de programas de afiliados de produtos físicos ou digitais e divulgar o link de vendas destes produtos em seu blog em troca de comissão. Saiba mais.

Produtor 

Você pode transformar seu conhecimento em um produto digital e comercializa-lo em seu blog e ainda contar com afiliados para divulgarem seu produto também no blog deles e redes sociais. Saiba mais.

Captura de E-mails

Vale muito a pena criar um blog profissional e ganhar dinheiro e ainda com a captura de e-mails, você gera uma lista de possíveis clientes que você pode manter contato de forma ética e com uma frequência suave para que eles sempre saibam dos conteúdos e serviços que você disponibiliza.

Consistência

Agora que você aprendeu a criar um blog profissional e ganhar dinheiro com ele, quero reforçar pontos importantes:

  • Para manter o blog e ter sucesso com ele, é preciso sempre acompanhar seus resultados e ter um cronograma regular de postagens. Os leitores quando se tornam fiéis, te acompanham e sempre esperam por novos conteúdos.
  • Falando em leitores, não se esqueça de sempre responder os comentários e interagir com seus leitores.
  • Divulgue o seu blog onde puder e onde tiver relação com seu negócio.

Tenha certeza que seu blog será um grande aliado do seu negócio.

Leia também:

Domínio e Hospedagem: Entenda a Diferença Entre Eles

Como Aparecer no Google na Primeira Página

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e que te incentive a ter seu próprio blog profissional.

Se quiser saber mais ou tirar dúvidas sobre como criar um blog profissional e ganhar dinheiro, comente abaixo ou entre em contato comigo pelo WhatsApp.

Compartilhe conhecimento! Se você acredita que este artigo sobre como criar um blog profissional e ganhar dinheiro será útil para seus amigos, compartilhe este conteúdo nas redes sociais.

Me acompanhe também nas redes sociais

 

Um forte abraço e sucesso sempre!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 Votos | Nota: 5,00 de 5)

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *