Como Ser Assistente Virtual ou Secretária Remota – Primeiros Passos

Como Ser Assistente Virtual ou Secretária Remota dicas

Como Ser Assistente Virtual ou Secretária Remota – Primeiros Passos | No mundo em que vivemos hoje, não existe mais limitação geográfica para trabalhar.

E outra limitação que pode ser eliminada, é a de trabalhar para os outros, ou seja, hoje você pode ser dono do seu próprio negócio com maior facilidade.

Essa profissão é a de Assistente Virtual, Secretária Remota, Assistente de Escritório Virtual ou Assistente Digital, seja como você quiser chamar.

Se você deseja saber os passos iniciais para aprender como ser um assistente virtual, neste artigo compartilho os passos que você pode começar a dar hoje mesmo.

Como Ser Assistente Virtual?

Para facilitar o entendimento, separei este passo a passo em diversos tópicos que veremos a seguir:

  1. Quais as suas competências?
  2. Quais serviços posso prestar, a partir destas competências?
  3. Em qual nicho atuar?
  4. Qual tipo de cliente quero atrair?
  5. Como criar meu currículo online?

Quais as suas competências?

Identifique em você, quais são suas habilidades, e quando digo habilidades é porque você já tem a prática do conhecimento.

Se é algo que você apenas estudou, mas não tem ainda habilidade para fazer, não inclua nesta lista.

Após listar todas as suas habilidades, escolha apenas aquelas que você realmente tem prazer em executar, afinal, para trabalhar no seu próprio negócio, é muito melhor trabalhar com o que ama.

secretariado-remoto

Quais serviços posso prestar?

Agora que você já sabe quais as competências que você possui e que ama executar, você precisa detalhar os tipos de serviços que estas competências lhe permitem fazer.

Vou dar alguns exemplos:

  • Agendar compromissos
  • Responder e-mails
  • Reservar hospedagem e passagens
  • Prestar atendimento via WhatsApp
  • Programar postagens
  • Gerenciar as redes sociais

Enfim, aqui são algumas oportunidades, existem diversas possibilidades e você pode explorar sem medo de ser feliz.

Em qual nicho atuar?

Essa é uma dúvida de muita gente, mas para facilitar, você pode alinhar às suas competências.

Eu por exemplo, presto serviços como assistente virtual, somente na área de Marketing Digital, que é uma área que amo e domino.

Para te ajudar a escolher o nicho, vou compartilhar este vídeo onde mostro de forma simples como fazer esta tarefa:

Qual tipo de cliente quero atrair?

Algo que não pode faltar em qualquer negócio é a Persona/Avatar.

A forma como você se comunica é a que determina que tipo de cliente chegará até você. Sendo assim, é muito importante você definir a sua persona.

Isso ajudará você entender quais os temas que podem fazer o cliente chegar até você, qual o universo dele e como você o ajudará com suas habilidades.

Não sabe o que é a persona e como defini-la? Neste artigo mostro de forma simples como você pode definir este seu tipo de cliente ideal. Saiba mais.

Como Criar Meu Currículo Online?

Existem diversas formas de se disponibilizar para o mercado. Vale ressaltar que a relação não é de empregado e empregador e sim de empreendedor para empreendedor.

Ou seja, você escolhe seus clientes, horários, formas de trabalho e como divulgará seus serviços.

Eu particularmente gosto de ter meu Instagram e meu site para poder divulgar meus serviços. Uso também o Jobzz da plataforma Eduzz.

Muitos assistentes virtuais usam sites de contratação de serviços e até mesmo redes sociais. Veja alguns exemplos:

Estes são apenas alguns sites, mas se você pesquisar, encontra muito mais opções.

Como Conseguir os Primeiros Clientes?

trabalhar em casa como assistente virtual ou secretaria remota

No tópico anterior eu dei várias informações importantes para você começar a trabalhar como assistente virtual.

Agora quero te ajudar a conseguir seus primeiros clientes.

Se for seu primeiro cliente, você pode cobrar um preço menor apenas para começar e nos demais pode ir aumentando aos poucos até chegar no preço ideal.

Quais as 3 formas básicas de se conseguir cliente e atuar como assistente virtual?

  1. Prospecção
  2. Indicação/Recomendação
  3. Plataformas Online

Prospecção

Essa é a forma mais tradicional, onde você possui uma lista de e-mails, telefones ou mesmo perfis de redes sociais para oferecer seus serviços.

Você pode listar os clientes com quem gostaria de trabalhar e informar como você pode ajudar com seus serviços e melhorar o tempo dele com suas habilidades.

Plataformas

No meio do artigo, cheguei a falar de alguns sites que você pode deixar seus dados e serviços cadastrados e desta forma ser encontrado por possíveis clientes.

É uma forma muito comum hoje em dia e tem a tendência de serem trabalhos de curta duração e de baixo pagamento.

Contudo, vale a pena, pois você pode ganhar experiência e receber feedback dos clientes atendidos diretamente nestas plataformas.

Indicação/Recomendação

E por último, não menos importante, você pode ser indicado por seus clientes anteriores a novos clientes ou indicado por pessoas que conheçam seu trabalho.

Essa é a forma que mais funciona para mim, porque meus amigos sabem os serviços que presto e quando chega alguém até eles pedindo ajuda exatamente no que eu posso ajudar, eles me indicam.

Alguns clientes também acabam me encontrando nas redes sociais, que é uma forma também muito simples de administrar e ser encontrado.

Vamos Passar Para um Próximo Nível?

como ser assistente virtual

Tudo que passei aqui foi de coração e espero que já ajude muito. Contudo, você pode querer ter um passo a passo mais detalhado, uma pessoa que o pegará pela mão durante toda a construção da sua profissão.

Para isso eu indico um curso de Secretariado Remoto da Sandra Tarallo, para você se tornar um especialista nesta área.

A Sandra é palestrante, lecionou o curso de Secretariado Remoto na Universidade Metodista e agora tem o seu conteúdo completo em um treinamento online.

Eu fiquei encantada com a proposta do curso, porque são várias aulas com tudo que você precisa saber para se tornar um Assistente Virtual Profissional e ainda tem diversos bônus incríveis.

Inclusive, o curso dá direito à mentoria com a Sandra. Achei fantástico! Mas não adianta ficar só nas minhas palavras, veja com seus próprios olhos acessando o botão abaixo.

QUERO SABER MAIS SOBRE O CURSO

Você encontrará também ao acessar este botão, depoimentos de alunas da Sandra Tarello sobre o curso. Se você quer realmente se tornar um assistente virtual ou secretário (a) remoto de sucesso, vale a pena conferir.

Você Pode Se Interessar Por:

Como Aumentar o Foco em 7 Passos

Descubra Como Usar o WhatsApp Para Negócios

Espero que este artigo tenha sido muito útil e que com base em minha experiência, você também resolva empreender e se tornar dono do seu próprio negócio.

Forte Abraço,

Karla Amaral

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 Votos | Nota: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *